terça-feira, 30 de julho de 2013

5 Curiosidades Gastronômicas




Por que alguns alimentos cozidos ficam duros e outros moles?

  • Isso ocorre devido à quantidade de proteína presente no alimento. Por exemplo, em carnes e ovos, durante o cozimento, os aminoácidos vão se quebrando e construindo ligações mais fortes, dando ao alimento a forma mais rígida. Já os grãos, como o arroz, possuem pouca proteína e mais carboidratos e o calor do cozimento dissolve esse carboidrato, deixando o alimento mais mole.


É verdade que o tomate e a azeitona são frutos?

  • Sim. Por costume, é natural que as pessoas associem frutos a alimentos doces, mas essa não é uma regra. Presentes em saladas, o tomate é o fruto do tomateiro e a azeito é o fruto da oliveira.


Qual a diferença entre diet e light?

  • Light quer dizer redução e diet quer dizer isenção, segundo a nutricionista Mariana Braga Neves. Assim, todo produto light tem que ter pelo menos 25% de redução de um ingrediente quando comparado ao original, que pode ser sódio, gordura, colesterol ou açúcar. “Para ser considerado light, o produto que quer ganhar o título tem que ter no máximo 75 calorias”, explica. “Nas prateleiras de supermercados, os produtos light mais comuns contêm redução de gordura e por isso acabam se tornando menos calóricos e mais indicados para dietas, mas nem sempre um produto light quer dizer menos calorias”.Já o produto diet é indicado para pessoas com dietas específicas, porque é necessário retirar 100% de um ingrediente para que o produto tenha esse rótulo. Em sua maioria, o ingrediente escolhido é o açúcar.


É verdade que o macarrão gruda se não colocar óleo no cozimento?

  • Não. Na hora de preparar o macarrão, algumas pessoas têm o costume de colocar algumas gotinhas de óleo para que os fios não grudem, mas essa ideia não passa de um mito. De acordo com Zenir Dalla Costa, isso não influencia na textura porque óleo é mais leve e fica na superfície da panela. “Para que o macarrão não grude, é necessário apenas cozinhá-lo em água suficiente, aproximadamente 1 litro para cada 100 g de massa”, aconselha a coordenadora dos cursos de gastronomia do SENAC.


É verdade que, no preparo de alimentos, o lado fosco do papel alumínio deve ser usado para baixo?

  • Não perca tempo avaliando o lado do papel alumínio antes de colocar seu chester no forno. Segundo os fabricantes do produto e Zenir Dalla Costa, não existe diferença no preparo de alimentos ao usar um lado ou outro virado para fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário